Etapa ocorre nos dias 1º e 2 de fevereiro para ambos os processos seletivos. Fase é obrigatória para garantir vaga na UnB. Kit calouro será entregue nos locais de registro

Candidatos aprovados nos vestibulares Indígena e de licenciatura em Educação no Campo para o 1º/2018 devem ficar atentos às informações sobre o registro acadêmico. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

O Registro Acadêmico para convocados em primeira chamada nos vestibulares Indígena e de Licenciatura em Educação do Campo será realizado nos dias 1º e 2 de fevereiro. O processo, de caráter obrigatório para assegurar vaga na instituição, ocorrerá nestas datas somente para aqueles que ingressarão no primeiro semestre de 2018. Os aprovados já devem preparar a documentação exigida em edital.

Nas Agendas do Calouro dos respectivos certames podem ser conferidas orientações sobre a etapa, como o que deve ser apresentado, horários e locais de registro, condições para que a vaga seja redirecionada à segunda chamada, além de informações sobre processos subsequentes. Acesse abaixo as Agendas do Calouro para:

>> Vestibular Indígena

>> Vestibular de Licenciatura em Educação do Campo

Para estes processos seletivos, não houve modificação nos procedimentos para realização do registro, como ocorrido neste semestre com o Programa de Avaliação Seriada (PAS), o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e vestibular para cursos que exigem Certificação de Habilidade Específica (VHE).

DINÂMICA – Os aprovados pelo vestibular Indígena deverão comparecer entre 7h30 e 18h30, com os documentos solicitados em mãos, ao posto avançado da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) que estará montado na sala AT 99/31 da Faculdade de Ciências da Saúde (FS), localizada em frente à secretaria do curso de Saúde Coletiva, no campus Darcy Ribeiro

Membros da Coordenação da Questão Indígena na UnB (Coquei/DIV/DAC), juntamente com estudantes indígenas voluntários, estarão no espaço do Centro de Convivência Multicultural dos Povos Indígenas – conhecido como Maloca – dando orientação e suporte acerca das documentações necessárias para o registro e encaminhando os calouros à FS. A Maloca fica em frente à Faculdade de Direito, no lado norte do campus Darcy Ribeiro.

Os convocados pelo vestibular para ingresso no curso de Licenciatura em Educação do Campo farão o registro acadêmico na Faculdade UnB de Planaltina (FUP). Os locais de atendimento funcionarão das 8h15 às 11h45 e das 14h15 às 17h45. Selecionados em ambos os processos receberão o kit calouro durante a ação.

Os documentos entregues devem ser originais ou cópias autenticadas. Também é preciso apresentar cópias simples para conclusão do processo. A ausência de qualquer documento exigido ou o não comparecimento nas datas de registro implica na desistência da vaga, que será remanejada para a próxima chamada.

Aos selecionados para o curso em Educação no Campo, também é solicitada a entrega de declaração original de morador de comunidade rural e comprovante de residência. Os que concorreram pelos sistemas de cotas devem ficar atentos à comprovação socioeconômica requerida no edital.

Ao final da etapa, além de ter sua vaga confirmada, o aluno receberá o comprovante de registro, com o número de matrícula e a senha do sistema Matrícula Web. Com os dados em mãos, será possível realizar a confirmação de matrícula em disciplinas, entre 19 e 23 de fevereiro. As aulas têm início no dia 5 de março. Para o período, a Coordenação da Questão Indígena (Coquei/DIV/DAC) prepara uma agenda de atividades de acolhimento a calouros indígenas.

OFERTA – Reestabelecido em 2017, a partir de acordo de cooperação técnica com a Fundação Nacional do Índio (Funai), o vestibular Indígena disponibilizou, nesta última seleção, 72 vagas em 21 cursos de graduação presenciais, distribuídos nos campi Darcy Ribeiro, Ceilândia e Planaltina, para ingresso nos dois semestres de 2018. Nesta primeira chamada foram contemplados 33 candidatos.

Para o vestibular de Licenciatura em Educação do Campo foram ofertadas 140 vagas, também dividas em turmas com início no primeiro e no segundo semestre deste ano. Setenta candidatos foram convocados nesta chamada do processo seletivo. Formulado por demanda do Ministério da Educação (MEC), o curso é voltado à formação de professores para educação básica em escolas do campo do Distrito Federal e de Goiás e tem aulas ministradas no campus da Faculdade UnB de Planaltina (FUP).