Com foco na campanha UnB Mais Humana, Boas-Vindas apresenta oportunidades e serviços acadêmicos, esclarece dúvidas e oferece passeios guiados pelos campi

Descontração durante registro acadêmico do 2º/2017. Para este semestre, UnB prepara recepção ainda mais acolhedora. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Não importa a idade, o curso, a nota nem o objetivo. Entrar para a universidade é um marco de transformação. E se você é do time que fica ansioso só de pensar na imensidão de desafios e descobertas que estão por vir, já pode se acalmar. A UnB prepara uma recepção calorosa para te acolher e está pronta para esclarecer suas dúvidas.

“Saiba que você não está sozinho na Universidade. Estamos aqui. Nos procure. Se a questão não for acadêmica, iremos te encaminhar para o setor adequado. A mensagem é essa: a UnB tem infraestrutura de apoio”, é o que recomenda a diretora de Inovação e Estratégias para o Ensino de Graduação (DIEG/DEG), Symone Jardim.

Para a decana de Ensino de Graduação, Cláudia Garcia, a principal tônica desta recepção é mostrar que a UnB é fortemente marcada pela escala do afeto e do humano. “Estamos aqui para dar a mão ao aluno para que ele consiga atravessar o percurso, da forma mais tranquila, mais eficiente e mais feliz.”

O primeiro convite é para que o futuro estudante mergulhe nesta página de Boas-Vindas. Nela, estão reunidas informações sobre o pré-registro e outras etapas acadêmicas, orientações sobre as políticas de assistência estudantil, telefones úteis, mapas, serviços e dicas de alimentação e transporte. Também é possível baixar o Guia do Calouro, essencial para entender a dinâmica de funcionamento da Universidade. O site dialoga com a campanha UnB Mais Humana, que irá orientar ações e políticas institucionais durante todo o ano de 2018.

Outro passo importante é se preparar para os dias do pré-registro acadêmico, que neste ano tem novidades. Uma delas é que, antes de vir à UnB, o aluno terá que enviar pela internet documentos exigidos em edital. Outra inovação está na convocação dos candidatos do Programa de Avaliação Seriada (PAS) para essa etapa. A partir deste semestre, todos os classificados dentro do número de vagas ofertadas nos dois semestres serão chamados para o pré-registro. Fique por dentro de todos os detalhes.

Estudantes devem ficar atentos às novidades trazidas pelo pré-registro a partir deste semestre. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

PRÉ-REGISTRO – De 5 a 7 de fevereiro, mais de 140 tutores estarão a postos, nos quatro campi, para receber os novos estudantes. Veteranos participaram de seleção e preparação específica para atuar em grupos de apoio estratégicos. Segundo Symone Jardim, a formação dos tutores não é técnica, e sim voltada para a sensibilização. “O tutor é aluno da UnB. Ele tem a visão da Universidade sob a perspectiva do estudante. O papel dele é, sobretudo, receber o calouro e ajudá-lo a lidar com as dificuldades que ele possa ter”, explica.

A pedagoga Márcia Denise, do Serviço de Orientação ao Universitário (SOU/DEG) da Faculdade UnB Planaltina, aponta que esse tipo de recepção funciona como “quebra-gelo”, rompendo com o estereótipo do trote e mostrando o quanto o calouro é bem-vindo e importante. "Quem chega tem a segurança de ver seu veterano lhe recebendo bem, com um sorriso, mostrando locais e serviços da UnB.”

Os ganhos para os veteranos também são notáveis, na visão da psicóloga Rafaella Eloy, do SOU de Planaltina. “É um momento de contato, aproximação, troca de experiências e também para esse aluno repensar a Universidade e em como ela pode ser mais acolhedora”, opina.

O processo de formação desses tutores é feito coletivamente. Há espaço para que eles contem suas experiências de ingresso e os relatos são considerados no planejamento da recepção. Eles atuam, no dia do registro, em algumas frentes. Alguns trabalham no acolhimento direto, recebendo e encaminhando esse aluno que chega.

Em preparação para o Boas-Vindas, tutores são orientados em treinamento do SOU. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A turma do Posso ajudar? tem a tarefa de esclarecer dúvidas. Os integrantes do Tour no campus oferecem visitas guiadas pelos campi, mostrando os principais pontos e contando um pouco da história da UnB.

Os calouros ainda podem aproveitar o pré-registro para curtir atrações musicais. No dia 5, às 10h, o som fica por conta do Forró Suçuarana, campeão do Finca 2017 na categoria instrumental. Coco Babaçu toca no dia 6, também às 10h, e Thiago Maia às 14h30. Capital Rax se apresenta no dia 7, às 10h.

A coordenadora de Arte e Cultura da Diretoria de Organizações Comunitárias, Cultura e Arte (DOCCA/DAC), Camila Louise, destaca que os artistas são todos alunos da UnB e que o protagonismo dos estudantes é o grande diferencial do Boas-Vindas. “Traz uma aproximação muito mais saudável de veterano para aluno. Uma visão menos hostil dessa relação, provocando, inclusive, mudança cultural e de comportamento”, analisa.

No ICC Sul, os novos estudantes terão a oportunidade de conhecer a Mostra de Extensão, Ensino e Inovação. “As possibilidades vão além do curso. O aluno pode se envolver num projeto com a comunidade, num grupo de pesquisa, nas atividades de empreendedorismo”, conta Fabiana Machado, técnica em assuntos educacionais do Decanato de Extensão (DEX).