Devido à pandemia do novo coronavírus, recomendamos que entre em contato diretamente com a Coordenação de Lazer e Esporte (CEL) para verificar as iniciativas disponíveis durante o período de aulas remotas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

As opções do esporte comunitário incluem projetos de extensão gratuitos, atividades comunitárias e ações regulares promovidas nos campi. Confira:

Projetos de extensão e atividades comunitárias

No Centro Olímpico, às margens do Lago Paranoá, você pode participar de:

• Projetos de Extensão (gratuitos)

Entre em contato pelo telefone 3107-2544 ou fale diretamente com o responsável no dia e hora indicados:

Capoeira – terça e quinta-feira, das 12h às 14h;

GENES / Natação para estudantes com deficiência – terça e quinta-feira, das 14h às 16h;

Nado Livre – segunda à sexta-feira, das 12h às 14h (uso recreativo da piscina);

Núcleo de Esporte Universitário – modalidades esportivas tradicionais:

segunda e quarta-feira, em horários alternativos: 7h às 8h; 12h às 13h; 13h às 14h & 18h às 19h

terça e quinta-feira, em horários alternativos: 7h às 8h; 12h às 13h; 13h às 14h & 18h às 19h

Ultimate Frisbee – segunda e quarta-feira, das 12h às 14h e terça e quinta-feira, das 19h às 22h;

Yoga – terça e quinta-feira, das 17h30 às 19h.

• Atividades Comunitárias (verificar valor da taxa mensal)

Entre em contato pelo telefone 3107-2544 ou fale diretamente com o responsável no dias e horários indicados:

Aikidô – terça e quinta-feira, das 18h às 19h e das 19h às 21h; sábado, das 10h às 13h;

Basquetebol iniciação e avançado - Clube de Basquetebol – segunda, quarta e quinta-feira, das 19 às 23h (contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;

Capoeira – terça e quinta-feira, das 19h às 21h;

Iaidô – terça e quinta-feira, das 17h às 19h;

Jiu-Jitsu – terça, quinta e sexta-feira, das 12h às 14h e segunda, quarta e sexta-feira, das 19h às 22h;

Karatê – segunda, quarta e sexta-feira, das 18h às 20h e terça e quinta-feira, das 20h às 22h;

Muay Thai / Boxe – segunda, quarta e sexta-feira, das 16h às 18h;

Natação – UnB Esportes (verificar agenda pelo telefone 3107-2544);

Taekwondo – segunda, quarta e sexta-feira, das 12h às 14h e segunda, quarta e sexta-feira, das 18h às 20h.

• Prática Desportiva

Na Faculdade de Educação Física, você pode se matricular na disciplina Prática Desportiva, conhecida pela sigla PD (código 175013), por meio do Matrícula Web. Costumam ser oferecidas pelo menos 10 turmas por semestre.

• Atividades da DEAC

A Diretoria de Esporte e Assuntos Comunitários (DEAC) é uma das principais promotoras do esporte comunitário na UnB. Confira algumas de suas ações:

Projeto Recreando – esporte ao meio-dia

Nas terças e quintas-feiras, das 12h às 14h, no ICC Sul ou no MASC dos outros campi. Inclui empréstimo de materiais esportivos: bolas, rede e postes, mesa de tênis, cronômetro, tabuleiros, jogos de xadrez, tatames, fita de slackline, entre outros. Saiba mais em www.esporte.unb.br.

Programa Segundo Tempo Universitário

Oferece diversas modalidades esportivas nos campi FCE, FGA e FUP a partir deste ano. Os estudantes que participarem com assiduidade (pelo menos 75%) podem receber 2 créditos. Os horários podem se ajustar ao interesse da comunidade, mas, em um primeiro momento, estão previstos:

segunda e quarta-feira: das 12h às 13h; 13h às 14h e 18h às 19h;

terça e quinta-feira: das 12h às 13h; 13h às 14h e 18h às 19h.

Reservas de espaços

Possibilita a reserva das instalações esportivas que estão ao ar livre:

Quadra José Maurício Honório Filho – Entre o Pavilhão Multiuso I e a Faculdade de Educação, a quadra tem iluminação a noite e um piso outdoor recém-instalado.

Quadras externas de voleibol, tênis, futsal e handebol no Centro Olímpico/UnB.

Para agendar o uso da quadra, acesse https://reservas.fef.unb.br.

Circuito Cross-Cerrado

Corrida tradicional pelo cerrado do Centro Olímpico, idealizada pelo Prof. Osmar Riehl, reúne corredores das comunidades interna e externa em trajetos de 5 km nos quatro campi.  Organizada pela Diretoria de Esporte e Assuntos Comunitários (DEAC), Decanato de Extensão (DEX) e Faculdade de Educação Física (FEF). Fique atento ao período de inscrições no site www.esporte.unb.br, devem ocorrer duas provas por semestre. Contato: 3107-6789.

Clube de Corrida e Caminhada

Projeto ininterrupto que objetiva condicionamento físico e qualidade de vida. Os percursos são realizados dentro dos campi e planejados de forma a aumentar progressivamente a resistência. As atividades são realizadas às segundas e sextas-feiras, no horário do almoço ou no final da tarde. Contato: 3107 6789 ou no site www.esporte.unb.br.

Manhãs de lazer

Em cada um dos campi, ao longo do semestre letivo, são realizadas, aos sábados, duas manhãs de recreio, das 10h às 12h. É um espaço dedicado à integração da comunidade interna e o envolvimento das famílias. Veja a programação geral e maiores informações pelo telefone 3107-6789 ou no site www.esporte.unb.br.

Jogos Internos da Universidade de Brasília (JIUnBs)

Tradicional competição anual entre os centros acadêmicos, atléticas e outras associações da UnB, em diversas modalidades esportivas. A competição tem um caráter comunitário, ou seja, reúne todas as pessoas dispostas a jogar para confraternizar. É organizada pela Atlética da UnB, entidade que reúne todos os Clubes de Esporte Universitário da UnB, com apoio do DCE e da DEAC. A previsão para 2019 é que o JIUnBs seja realizado em julho. Fique atento.