Devido à pandemia do novo coronavírus, recomendamos que entre em contato diretamente com o museu ou observatório por e-mail para verificar as iniciativas disponíveis durante o período de aulas remotas.

 

Experimentoteca – A Física para Todos

A física está presente no nosso cotidiano muito mais do que a gente imagina. Quer experimentar? O projeto Experimentatoteca – a Física para Todos possui um acervo pelo qual podemos observar e vivenciar a aplicação de fenômenos da Física. É uma visita imprescindível. A iniciativa realiza atividades culturais e de lazer, sempre voltadas para o aprendizado. Também dispõe de espaço para realização de trabalhos escolares.

http://experimentoteca.fis.unb.br/

Contato: (61) 3307 7700 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço: ICC Central, sala BT 291, Campus Darcy Ribeiro.

 

Museu de Anatomia Humana (MAH)

Expõe peças que representam órgãos humanos. No local, é possível estudar o funcionamento dos músculos e de outras partes do corpo humano.

http://www.fm.unb.br/morfologia/instituicao-museu-f

Contato: (61) 3107 1920/1921 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   –  visitas devem ser agendadas.
Endereço: Faculdade de Medicina, sala B250/13, Campus Darcy Ribeiro.

 

Museu de Geociências

Mais de cinco mil peças entre rochas, minerais, fósseis e meteoritos podem ser observadas no Museu de Geociências. A unidade também presta assessoria a escolas que desejam montar exposições, desde que o contato seja feito com antecedência.

https://www.facebook.com/mgeounb

Contato: (61) 3107 7002 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Endereço: ICC Central, sala AT 276/18, Campus Darcy Ribeiro.

 

Museu Virtual de Ciência e Tecnologia
Você nem precisa sair de casa para ter acesso a um espaço de divulgação científica. O Museu Virtual de Ciência e Tecnologia apresenta exposições, atividades lúdico-educativas e conteúdo sobre ciência e tecnologia. Possui, ainda, biblioteca virtual com coleção de artigos de divulgação científico-tecnológica. O visitante encontra também o caminho para conhecer outros museus e espaços oferecidos por instituições nacionais e internacionais.
www.museuvirtual.unb.br

 

Observatório Astronômico
O Observatório Astronômico possui telescópio com capacidade de aumento entre 200 e 300 vezes. E é o único observatório de tal porte em Brasília. A proposta do grupo é especializar-se em corpos menores, como asteroides e cometas.

http://www.fis.unb.br/observatorio/

Contato: (61) 3380 2549/ 3107-7700
Endereço: Fazenda Água LimpaNúcleo Rural Vargem Bonita, SMPW, quadra 17.

 

Observatório Sismológico (SIS)
Você tem interesse em entender como funciona um terremoto? O Observatório Sismológico possui mostra interativa que proporciona uma experiência sensorial do fenômeno. Além, de reunir aproximadamente 300 peças, entre maquetes, ilustrações, vídeos, equipamentos antigos com capacidade de detecção de sismos e experimentos, desenvolvidos por professores, utilizados para demonstrar a formação e os métodos de registro de terremotos.

www.obsis.unb.br

Contatos: (61) 3107 0912 /1286 / 1287 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Endereço: Prédio SG-13, Campus Universitário Darcy Ribeiro.