Devido à pandemia do novo coronavírus, recomendamos que entre em contato diretamente com a Coordenação de Arte e Cultura (CoAC) ou com a Diretoria de Difusão Cultural (DDC) para verificar as iniciativas disponíveis durante o período de aulas remotas. 

 

A CoAC coordena diversos espaços culturais. Conheça um pouco mais destes espaços listados a seguir:

 

Anfiteatro 9 – ICC Sul

Quer realizar seu show, apresentar sua peça de teatro ou fazer outro evento cultural? O Anfi 9 pode ser o local mais adequado. Ele é equipado com sonorização e iluminação artística, projetor audiovisual, ventiladores, palco tipo italiano e comporta 248 pessoas sentadas. O espaço, administrado pela Diretoria de Organizações Comunitárias Cultura e Arte (DOCCA), destina-se também à realização de eventos artísticos e culturais dos programas e projetos da própria diretoria.

 

Anfiteatro 10 – ICC Sul

Espaço equipado para ensaios, palestras, exibição de filmes e eventos artísticos da Diretoria de Organizações Comunitárias Cultura e Arte (DOCCA), que o administra. Disponibilizado também para propostas culturais da comunidade universitária em geral. O Anfiteatro 10 comporta 180 pessoas sentadas.

 

Núcleo de Acervo Artístico

Mais conhecido como Bat-caverna, o espaço possui acervo catalogado de adereços, figurinos e materiais de cenografia que podem ser emprestados às produções cênicas e audiovisuais da comunidade acadêmica. Agende sua visita com a DOCCA: (61) 3107 6343 / 3107-6307.

 

Núcleo de Dança e Vivência

Espaço formado por duas salas com jardins internos. Possui programação semestral de atividades práticas de expressão corporal, artes cênicas, música e qualidade de vida em parceria com o Decanato de Extensão (DEX), o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) e o Instituto de Artes (IdA). O Núcleo de Dança e Vivência está situado no bloco SG10, ao lado do Departamento de Música. Para conferir a programação do espaço e marcar horário para a execução de alguma atividade relacionada a arte e cultura, clique aqui.

 

Núcleo Sonoro

Espaço para formação vocal e musical de coristas e solistas. As atividades desenvolvidas pelo Núcleo Sonoro objetivam promover a socialização entre as comunidades universitária e externa, divulgar a arte e proporcionar aperfeiçoamento técnico musical. A DOCCA, administradora do Núcleo Sonoro, realiza anualmente o Encontro de Coros da UnB.

 

Para atualizações, consulte: www.cultura.unb.br 

 

CASA DA CULTURA DA AMÉRICA LATINA (CAL)

A Casa da Cultura da América Latina (CAL), localizada no Setor Comercial Sul, é a mais antiga das três Casas de Cultura da DDC e possui em suas instalações três galerias e um acervo. Neste espaço ocorre uma cartela diversificada de ações em sua programação cultural e formativa, com atividades como exposições, oficinas, mesas-redondas, festivais, debates, apresentações musicais, entre tantas outras. Tudo isso nas mais diversas linguagens como artes visuais, cinema, literatura e música, sem esquecer o caráter formativo, que é um dos pilares desses espaços que, além de educar, preserva e difunde suas ações. A CAL abriga um acervo que conta com mais de 2.700 obras de arte e sustenta não apenas a sua preservação e memória, como acolhe espaço de pesquisa e formação de estudantes de museologia e áreas afins. Por suas ações, a CAL já recebeu prêmios, como Destaque pelo Prêmio ABCA - Associação Brasileira de Críticos de Arte, em 2020. 

 

Contatos: (61) 3321 5811 / (61) 3325 6543 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço: SCS quadra 4, Ed. Anápolis, 1º andar, sala 103

https://www.facebook.com/calunb

https://www.instagram.com/cal_unb/ 

 

CASA NIEMEYER 

Localizada no Setor de Mansões Park Way (SMPW), a Casa Niemeyer foi projetada pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e construída na década de 1960 para ser sua residência em Brasília, no Distrito Federal, durante o período em que estivesse lecionando na Universidade de Brasília.  Sabe-se que o arquiteto viveu nesta casa entre os anos de 1963 e 1965, quando fez parte da lista dos 223 professores que pediram demissão da UnB após o início do regime militar. Durante aproximadamente quinze anos a casa ficou desabitada até ser comprada pela UnB em 1980, durante a gestão de José Carlos de Almeida Azevedo como reitor. Nesse momento, havia o desejo de que a residência se tornasse a sede da Casa da Cultura da América Latina (CAL), o que não se efetivou. Em 1993, a Casa foi cedida ao Centro de Promoção e Difusão de Eventos (CESPE). Em 2017, foi instituída uma Comissão que tratou da transferência da Casa para os cuidados do Decanato de Extensão (DEX) mais especificamente para a Diretoria de Difusão Cultural (DDC). O espaço hoje é dedicado não só à realização de exposições, mas também à difusão da cultura e da arte latino-americanas por meio de práticas, pesquisas, discussões e produções artísticas. 

 

https://www.facebook.com/unb.casaniemeyer

https://www.instagram.com/casaniemeyer.unb/

 

BEIJÓDROMO 

Instalada na Praça Maior, no coração do campus Darcy Ribeiro (Asa Norte), a edificação circular com dois pavimentos, rodeada por jardins e espelhos d´água, lembra uma "espaçonave" ou uma maloca indígena. Foi inaugurada no dia 6 de dezembro de 2010. O "Beijódromo", um dos últimos sonhos do aclamado pensador, escritor, cientista social, político, educador e revolucionário Darcy Ribeiro, em novembro de 2020 foi integrado à DDC como a mais nova Casa Universitária de Cultura. Em parceria com a Fundação Darcy Ribeiro – FUNDAR – estão realizando em 2021 rodas de conversa no Cineclube Beijódromo e um ciclo de webinários “O Brasil como problema”: Darcy Ribeiro e a UnB: legado, pensamentos e fazimentos. Além dessas ações, o espaço abriga projetos de extensão em áreas diversas como artes visuais, mediação cultural, literatura, audiovisual, teatro, música, design e arquitetura, selecionados por meio de edital de fluxo contínuo.

 

GALERIA ESPAÇO PILOTO

Esse é o local para você se familiarizar com a produção artística da Universidade de Brasília. Além disso, a galeria funciona como um laboratório no qual os alunos do IdA desenvolvem tarefas e eventos relacionados ao curso de artes visuais.

http://espacopiloto.blogspot.com.br

Contatos: 3107 1270 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço: Edifício de Oficinas Especiais, Bloco A, AT-11 (entre os prédios do Departamento de Artes Visuais e da Faculdade de Educação), Campus Darcy Ribeiro.

 

TEATRO HELENA BARCELOS

Quer acompanhar a produção teatral da UnB? O teatro que recebe o nome da fundadora do curso de Artes Cênicas é destinado às montagens e encenações resultantes de disciplinas, projetos de pesquisa, de diplomação e do Cometa Cenas.

http://cen.unb.br/

Contatos: 3107-1179/1176 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço: Sala BSS 059, Edifício de Projetos Especiais, Campus Darcy Ribeiro.