Acompanhamento acadêmico

O acompanhamento acadêmico desenvolvido pela equipe técnica da DACES tem o objetivo de acompanhar a vivência acadêmica dos estudantes com necessidades educacionais específicas e construir, em conjunto com eles e seus professores, estratégias e adequações que contemplem suas necessidades. Para atingir esse objetivo, são realizados contatos telefônicos, atendimentos individuais e atendimentos em grupo com estudantes, seus familiares e/ou tutores especiais. No acompanhamento acadêmico também são fornecidas orientações sobre:

• direitos acadêmicos previstos na Resolução CEPE n° 048/2003;
• trancamento de matrícula;
• risco de desligamento;
• reintegração;
• mudança de curso.

Prioridade de matrícula
Conforme a Instrução Normativa CEG Nº 3/2021, a prioridade de matrícula será garantida para os estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas atendidos pela DACES/DAC. A solicitação de cadastro na DACES deve ser realizada no SIGAA, módulo NEE. Acesse o tutorial disponível no site http://www.acessibilidade.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=71 para solicitar o seu cadastro.

Programa de tutoria especial
Regulado pela Resolução CEPE nº 10/2007, o Programa de Tutoria Especial (PTE) tem o objetivo de fornecer apoio acadêmico a estudantes com deficiência e necessidades educacionais específicas regularmente matriculados na UnB e atendidos pela DACES (tutorados) por meio de outros estudantes (tutores) com o acompanhamento do professor da disciplina e da equipe da DACES.

Adaptação de materiais acadêmicos
A adaptação de materiais acadêmicos é realizada em parceria com o Laboratório de Apoio às Pessoas com Deficiência Visual da Faculdade de Educação (LDV) e a Biblioteca Digital e Sonora (BDS) e destina-se a estudantes com deficiência visual (cegos e com baixa visão). A produção dos materiais em formato acessível deverá ser solicitada pelos estudantes com deficiência visual pessoalmente ao LDV.

Laboratório de Informática
O Laboratório de Informática tem como principal objetivo atender aos acadêmicos participantes dessa coordenação e seus tutores especiais no desenvolvimento de trabalhos e pesquisas referentes às disciplinas ministradas nos cursos regulares.

Promoção da Acessibilidade nas Comunicações e na Informação
Objetiva identificar demandas de tecnologia assistiva e promover acessibilidade nas comunicação e informação. O auxílio de intérprete de Libras em atividades acadêmicas ocorre em parceria com o Instituto de Letras.

Transporte no campus
Com o objetivo de garantir a mobilidade acessível dentro do campus e a acessibilidade com autonomia e segurança, a DACES oferece transporte para os estudantes com deficiência física e mobilidade reduzida, mediante agendamento prévio.

Acessibilidade urbanística e arquitetônica
A DACES visa garantir condições de acessibilidade por meio da articulação com a Secretaria de Infraestrutura (INFRA) e a Prefeitura do Campus (PRC) para a adequação dos espaços da Universidade para os estudantes com deficiência por meio de:
• remanejamento de salas de aula de disciplinas;
• introdução de mobiliário adaptado nas salas de aula;
• levantamento de demandas que visem a eliminação de outras barreiras urbanísticas na estrutura do campus e fiscalização de obras e reformas.

Pesquisas e publicações
A DACES auxilia a realização de pesquisas nas áreas de educação especial e inclusiva, deficiência, acessibilidade, tecnologia assistiva, entre outros, por meio do fornecimento de dados quantitativos sobre estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas na UnB e realização de entrevistas e visitas técnicas.