Para fechar a primeira semana de aulas do semestre, queremos encontrar você para um bate-papo virtual descontraído, regado a informações sobre a Universidade de Brasília e ao som da pluralidade da boa música brasileira.

Por isso, reuniremos neste primeiro Happy Hour de Boas-vindas on-line, estudantes, professores e músicos cujas trajetórias se cruzam aqui neste universo que é a UnB.

Programe-se para subir o som e acessar a transmissão pelo canal da UnBTV no YouTube, dia 23 de julho, a partir das 17h.

Confira as atrações:

ELLEN OLÉRIA – A compositora brasiliense Ellen Oléria está comemorando 20 anos de carreira e prêmios incríveis em festivais de música, incluindo quatro álbuns lançados até agora, disponíveis no Spotify, no Deezer e no YouTube. Em sua última turnê, ela se apresentou em cidades de norte a sul do Brasil e também para públicos na Espanha, França, Angola, Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Japão e Taiwan.

Em seu show afrofuturista, a artista toca com maestria ritmos brasileiros como samba, forró, carimbó, afoxé, maracatu com tons e arranjos contemporâneos que remetem a uma música urbana. Da poesia de rua e linguagem hip-hop à uma banda com performance jazzística, a cantora apresenta traços modernos que renovam a Música Popular Brasileira (MPB). O repertório de Ellen Oléria deslumbra o público tanto com composições próprias quanto com obras de outros grandes nomes da música brasileira despertando lugares de memórias e de pertencimento.

Ellen Oléria começou nos palcos da UnB e hoje sua música ganhou o mundo. Foto: Diego Bresani.

BATALHA DA ESCADA – há seis anos o projeto Batalha da Escada ocupa e faz a gestão de atividades culturais no Teatro de Arena do campus Darcy Ribeiro da UnB, sempre às quartas-feiras letivas. O que era uma roda de rima e uma caixinha tocando Rap se transformou em um projeto de extensão com diferentes frentes de atuação, aliando saberes, integrando pessoas e promovendo a produção cultural no DF e na UnB.

A iniciativa surgiu de estudantes de diferentes áreas do conhecimento e congrega a troca de vivências, técnicas e saberes. A aceitação do projeto se concretizou no ambiente da sala de aula e, hoje, a Batalha da Escada é acolhida e incentivada por professores e diretores de Faculdades e Institutos da UnB.

A medição da Batalha neste Happy Hour será de Beatriz Oliveira. Com apresentações artísticas de Debrete, Liz e Mc Fernandes.

Batalha da Escada, atração do Teatro de Arena, estará no Happy Hour de Boas-vindas. Foto: Pedro Alem.

ZÉ RORAIMA – é músico, compositor, arranjador e produtor musical. Ao lado do professor da Faculdade de Comunicação, Paulo José Cunha, assina “Ephemera”, trilha sonora da campanha institucional A UnB quem faz é a gente, e também "Brasilianas". Ambas canções serão apresentadas na companhia do acordeonista Inácio Botelho, no Happy Hour de Boas-vindas.

Radicado em Teresina (PI), Zé Roraima preserva estreita relação com Brasília. Em 2021, está completando 40 anos de carreira, com um extenso histórico de apresentações, festivais, álbuns e singles. Sua obra, que canta o Brasil e os múltiplos gêneros que embalam a música popular brasileira, está disponível nas plataformas de streaming, como Spotify, Deezer e YouTube.

Inácio Botelho (acordeon) e Zé Roraima (voz e violão) participam do Happy Hour de Boas-vindas. Foto: Germano Portela.