Campanha é um convite para que todos conheçam e compartilhem as realizações da instituição

Linda é a jovem negra da periferia que se fez doutora e está mudando a cara de sua comunidade. Lindo é o menino indígena, primeiro da aldeia a voltar a ela com um diploma e a inspirar seu povo a unir os caminhos da ciência com a sabedoria da tradição.

Nossa UnB é feita de gente que sonha, que se entrega e que faz acontecer. É um somatório de histórias e de vidas que se cruzam, de talentos que se complementam e de realizações que vão além, muito além da sala de aula.

Como não se orgulhar da pesquisadora que, após anos de isolamento no laboratório, pensava apenas em acabar com a dor de quem já tinha até perdido a esperança? Como não reconhecer, com admiração, a ousadia dos pioneiros que não se calaram diante da truculência dos anos de chumbo? Como não constatar a inserção no mercado de trabalho de profissionais cuja representatividade de cores, classes, origens e gêneros advém de processos seletivos mais igualitários que ampliaram o acesso ao ensino superior gratuito da UnB?

Problemas? Sim, eles existem em todas as universidades. Mas os motivos de satisfação pelas realizações superam de longe as adversidades. Basta perceber que a Universidade de Brasília está muito além da Asa Norte, de Ceilândia, Gama e Planaltina onde estão seus campi. A UnB está presente na vida de crianças, jovens, adultos e idosos atendidos por projetos de extensão em Formosa, Santa Maria, Candangolândia e Estrutural, por exemplo. Está nas pesquisas desenvolvidas em comunidades ribeirinhas da Amazônia, em áreas de preservação da Chapada dos Veadeiros, em seringais paulistas, nas rochas geladas da Antártica ou no interior do Timor Leste. A UnB está onde o empreendedorismo, a curiosidade, o entusiasmo e a superação dos estudantes e pesquisadores é capaz de chegar.

Por isso, temos muito o que celebrar, muito o que comemorar, muito do que nos orgulhar.

Vamos em frente, UnB, sua linda, porque, como você mesma nos ensina todo dia, basta manter o sorriso no rosto, trabalhar duro e ir tocando em frente. Nosso orgulho é você. E o futuro é logo ali!