Representar a UnB em competições universitárias também é uma realidade para os estudantes que são atletas. Para isso, eles se organizam em clubes esportivos, que se responsabilizam pelo treinamento especializado de cada modalidade. Os programas Auxílio Viagem e o Bolsa Atleta são importantes mecanismos de fomento do esporte de representação.

 

Conheça as opções que a UnB oferece para os estudantes-atletas:

 

 Auxílio Viagem Individual – AVI para o esporte universitário

Apoia a participação de estudantes-atletas, selecionados pelos Clubes de Esporte Universitário, em competições oficiais da Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU realizadas fora do DF.

 

Programa Bolsa-Atleta Universitária

Auxílio financeiro oferecido a estudantes-atletas, a fim de estimular a dedicação ao treinamento e prover parte das condições necessárias para que representem a UnB da melhor maneira possível. Em 2018, foram contemplados dezenas de atletas. Fique atento ao lançamento do edital no início de cada ano.

 

Acompanhamento Acadêmico

A equipe da DEAC conta com psicóloga escolar, que atua junto aos estudantes-atletas, de maneira a prestar orientações que contribuam para o bom rendimento acadêmico. De acordo com a necessidade, é possível agendar atendimentos periódicos para acompanhamento e orientação.

 

 Nutrição Esportiva

A DEAC também promove ações de saúde nutricional para os estudantes-atletas. O atendimento é realizado por meio de uma entrevista inicial sobre os hábitos alimentares, que subsidia a intervenção da nutricionista. As orientações pretendem estimular alimentação capaz de otimizar o seu desempenho esportivo e acadêmico ao longo do ano.

 

Treinamento Desportivo

O treinamento das equipes representativas da UnB é realizado por profissionais voluntários, que, às vezes, recebem uma ajuda de custo do próprio Clube de Esporte Universitário. A DEAC contribui com o pagamento da Taxa de filiação à Federação do Esporte Universitário do DF – FESU/DF e, quando possível, com aquisição de material esportivo, uniformes e a concessão de AVIs. Atualmente, existem diversos clubes esportivos em funcionamento. Saiba mais em www.esporte.com.br.

 

Atléticas

Agremiações de caráter esportivo, recreativo e cultural de livre iniciativa dos estudantes de um mesmo curso de graduação. Registradas em cartório como entidades de direito privado sem fins lucrativos, promovem atividades como competições esportivas e musicais (batucada) e cheerleading (animadores de torcida). Diferentemente dos clubes, que são responsáveis pela preparação das equipes de representação da Universidade em competições da CBDU, as atléticas representam os cursos em eventos autônomos de atividades diversas, que incluem jogos lúdicos e disputas musicais. 

 

A partir deste ano, as atléticas podem ser registradas na Diretoria de Esporte e Assuntos Comunitários (DEAC). O cadastro voluntário garante o reconhecimento das entidades pela UnB e a caracterização de suas atividades como parte do Programa Multidisciplinar de Extensão do Esporte Universitário, que concede créditos por participação em atividades. Saiba mais sobre a atlética do seu curso nas redes sociais. A página www.esporte.unb.br vai disponibilizar, em breve, a lista de atléticas registradas.