Candidatos convocados em processos seletivos devem estar atentos aos prazos do registro acadêmico, que tem etapas on-line e presencial

Etapa presencial do registro é, para muitos, o primeiro contato com os campi da Universidade. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Após comemorar aprovação e convocação para ingresso na Universidade de Brasília, os futuros calouros devem se atentar aos prazos do registro acadêmico. O procedimento é obrigatório para confirmar a vaga conquistada e consiste na entrega de documentação em duas etapas: primeiro pela internet; depois presencialmente, no campus do curso para o qual o candidato foi aprovado. O prazo varia de acordo com o processo seletivo do candidato e está disponível na Agenda do Calouro de cada seleção, no site do Cebraspe.

O envio da documentação pela internet começa no dia 1º de julho para aprovados pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS), Vestibular para Transferência Facultativa (TF) e Portador de Diploma de Curso Superior (DCS). O envio on-line segue aberto até o último dia da etapa presencial de cada seleção: 9 e 10/7 para PAS e TF; 11 e 12/7 pra DCS. Os documentos exigidos e o local do registro acadêmico constam na respectiva Agenda do Calouro do PAS, TF e DCS.

Candidatos que concorrem pelo Vestibular devem se atentar ao prazo mais curto para a etapa on-line. Primeiro é preciso aguardar o resultado final da seleção, cuja data provável de divulgação é 8/7. Em seguida, os aprovados terão entre 9 e 12/7 para envio de documentos pela internet e os dias 11 e 12/7 para a etapa presencial. A Agenda do Calouro desta seleção está prevista para ser publicada em 1/7.

Aprovados para ingresso no segundo semestre devem ficar ligados nas datas de registro. Arte: Camila Gentil/Secom UnB

O link para envio on-line da documentação estará disponível na página de cada seleção. Em hipótese alguma, candidatos poderão se registrar fora da data prevista. “Nossa expectativa é que o registro corra com tranquilidade. Para isso, é importante que o estudante compareça com a documentação exigida”, reforça Francisco Santiago, chefe do Serviço de Orientação e Supervisão das Unidades Avançadas da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA).

Ele acrescenta que os documentos enviados na etapa on-line devem ser legíveis. Uma sugestão dada pelo servidor é que, caso o estudante faça o processo pelo celular, seja utilizado aplicativo para escanear documentos – o que deixa o arquivo com qualidade superior à fotografia.

Santiago destaca que, no período do registro acadêmico, os postos avançados da SAA não atenderão outras demandas da comunidade, estando voltados exclusivamente ao procedimento de ingresso.

ACOLHIMENTO – Para muitos ingressantes, o registro acadêmico é o primeiro contato mais próximo com a Universidade. Ciente da importância de acolher o estudante em sua chegada, a UnB organiza um conjunto de ações chamado de Boas-vindas aos calouros, cujas atividades começam no registro acadêmico.

Em cada campus, haverá tutores preparados para auxiliar os calouros. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

Para isso, nos quatro campi da UnB, durante a etapa presencial do registro, haverá quase 120 tutores identificados com coletes verdes com os dizeres Bem-vind@ à UnB e Posso ajudar?. Os tutores são estudantes da instituição, selecionados por edital, para orientar e recepcionar os calouros.

A ação de acolhimento traz diversas atividades: tour pelo campus, momento da selfie, dinâmica de interação com veteranos, entrega de caderneta da campanha UnB, Sua Linda!. Os tutores também foram treinados para dar informações gerais e esclarecer dúvidas dos calouros.

“Entendemos que o acolhimento ao calouro é importantíssimo para que esse momento de transição seja o mais suave possível. Trabalhamos para que ele possa desenvolver o sentimento de pertencimento à instituição”, declara o decano de Ensino de Graduação, Sérgio de Freitas.

Psicóloga escolar e servidora no Serviço de Orientação ao Universitário (SOU) da UnB, Lígia Libâneo acrescenta que a iniciativa gera uma troca benéfica entre veteranos e novatos, focada na humanização das relações dentro da instituição. “O resultado é uma cultura de acolhimento e disponibilidade para o outro. Buscamos desenvolver esse olhar e escuta atenta para a necessidade, interesses e histórias do próximo”, detalha a psicóloga. “Entendemos que o acolhimento é uma responsabilidade de toda a comunidade universitária. Por isso, diversas instâncias da UnB estão envolvidas nas boas-vindas”, acrescenta Lígia.

Os tutores envolvidos na atividade passaram por treinamento de três dias realizado pelo SOU em parceria com diversas áreas da UnB, como Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), Diretoria da Diversidade (DIV/DAC), Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/DAC). O objetivo do treinamento é que os veteranos tenham mais informações para ajudar os calouros com informações básicas do dia a dia universitário.

Serviço de Orientação ao Universitário (SOU) da UnB trabalha para garantir o melhor acolhimento aos novatos. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

“Eles podem esclarecer siglas e explicar como localizar salas; compartilhar a vivência de como funciona o primeiro semestre; dar informações sobre transportes no campus, alimentação no Restaurante Universitário, acesso a carteirinha estudantil”, exemplifica Joana Souza, pedagoga no SOU. Para informações mais complexas, os tutores são orientados a informar sobre os canais oficiais da UnB, como o Portal, e as páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram.

“Os tutores estão na expectativa desse encontro para conhecer o calouro e vivenciar essa interação. Convidamos os calouros que tiverem disponibilidade a participar desse momento”, convida Lígia Libâneo.